Concertos

Para este ano, manteremos as apresentações de corais e grupos vocais selecionados a partir da temática do Seminário, buscando propiciar ao público a possibilidade de conhecer diferentes trabalhos de canto e cena:


06/07/2012 - 20h:
*
Coral da Escola do Auditório do Ibirapuera
- São Paulo-SP
  (Regência: Daniel Reginato);

O grupo é formado pelos alunos do curso de canto da Escola do Auditório Ibirapuera, que surgiu em 2004 desenvolvendo a Orquestra Brasileira da Escola do Auditório (OBA), da qual o coral é um dos braços artísticos.
Dentro da orquestra desenvolveu um repertório brasileiro com foco na linguagem e sonoridade que caracterizam a música brasileira. Graças a estrutura do Auditório pode realizar alguns concertos com renomados músicos do cenário musical: Mônica Salmaso, Toninho Ferragutti, Fabiana Cozza, Banda Mantiqueira, Oswaldinho da Cuíca, Quinteto Preto e Branco Renato Braz, entre outros.
O curso de canto com duração de 5 anos, é um curso gratuito e profissionalizante, que propicia alunos da rede pública de ensino, de qualquer lugar da cidade, estudar música de maneira a capacitar sua entrada no mercado de trabalho.
Ao longo desses 6 anos de existência, paralelo ao repertório orquestral, o grupo mantém uma proposta de agenda vocal, onde participa de alguns concertos corais desenvolvendo uma pesquisa de sonoridade popular na música à cappella. Explorando as matrizes de escrita contemporânea para coro, incorporando elementos rítmicos corporais como o Gumbut a partir de elementos de música popular brasileira.

*Coral Cênico SESI - Sorocaba-SP
  (Direção: Marcos Lucateli / Reynaldo Puebla);

O Coral Cênico do SESI de Sorocaba iniciou suas atividades em junho de 2011. Os 68 coralistas são alunos da unidade escolar, com a faixa etária entre 08 e 10 anos.
O grupo ensaia três horas por semana divididas em dois encontros, sempre acompanhados pelo regente Marcos Lucatelli, o pianista Marcel Barreto e a monitora cênica Martinha Soares. Nos ensaios a linguagem de expressão cênica é integrada ao trabalho musical desenvolvido, ampliando os horizontes intencionados buscando maior consciência do corpo, da voz e da expressão das crianças.
Os responsáveis pelo trabalho são Marcos Lucatelli, Diretor Musical, e Reynaldo Puebla, Diretor Cênico.
O coral já se apresentou em algumas oportunidades na cidade de Sorocaba no teatro do SESI e em janeiro de 2012 o coral teve expressiva participação no evento internacional Cidades Criativas como convidado para uma apresentação ao lado da Orquestra Filarmônica Bachiana do SESI no aniversário da cidade de São Paulo no teatro da FIESP na avenida Paulista.
Entre o repertório desenvolvido pelo coro temos O Silêncio de Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, A noite no Castelo de Helio Ziskind, Trem das Onze de Adoniran Barbosa, Suite dos Pescadores de Dorival Caymmi, entre outras.


07/07/2012 - 20h:
*Coral UNIFESP - São Paulo-SP
  (Direção: Eduardo Fernandes / Reynaldo Puebla);

    

Criado em 1967 pelo Dr. David Reis, é formado por alunos, professores, funcionários da UNIFESP/HSP e por pessoas da comunidade.
Desde 1993 desenvolve pesquisa no campo do Coro/Cênico. Dentro desta linha de trabalho apresentou entre outros os musicais: “O Grande Circo Místico”, “Caymmi - Lendas do Mar”; “A Era do Rádio”; Os Afro-Sambas”; “Kátia e Paulo, Uma Alegoria Paulistana”.
Além dos concertos que realiza regularmente na UNIFESP, destacam-se as apresentações no America Cantat 6 (MG); Curso Internacional de Regência (RJ); Rádio Nacional (RJ); unidades do SESC e Livraria Cultura.

*Grupo VIA BRASIL - São Paulo-SP
  (Direção: Márcia Hentschel / Munir Sabag / Marcelo Recski);


08/07/2012 - 20h:
*Cia. Entre Amigos - São Paulo-SP
  (Direção: Josefina Capitani e Silvio Macedo);

Grupo musical amador, formado em 1997 por Silvio Soares Macedo que se dedica, desde 2004, à montagem de espetáculos musicais, trazendo quadros de espetáculos emblemáticos à cena. Tem-se apresentado em espaços diversos e, desde 2006, apresenta seus espetáculos no Teatro Municipal de Osasco, entre eles “Do Brasil à Broadway” (2009) e “Musicais 2010” (2010), estreando em 2011 o espetáculo “ Musicais em Revista”.
Musicais em Revista - O novo espetáculo musical do grupo é composto de canções de alguns dos mais populares musicais da Broadway, todas elas conhecidas no Brasil, tanto por meio de filmes, como de shows, ou ainda vistos, em parte, na televisão. Como atração especial traz uma releitura de algumas das músicas do show musical de maior prestígio da televisão brasileira na década de 1960, o programa “Times Square", que era exibido em rede nacional pela extinta TV Excelsior.
O espetáculo começa com a apresentação do grupo, com “Fame” e “Rent”. Em seguida blocos dos musicais “Hair”, “Love never dies” e peças de “The Sound of Music”, “Kiss me Kate”, “Avenue Q”. Finalizamos com a sequência que evoca a Broadway com “A chorus line”, “New York, New York” e “Times Square”, este de autoria de João Roberto Kelly, uma alegoria aos shows musicais quando o elenco retorna para o final do espetáculo.

*Coro Masculino CBA - Alumínio-SP
  (Regência: Marcelo Recski)

       O Coro Masculino CBA é composto por colaboradores da Cia. Brasileira de Alumínio que dedicam parte de seu tempo à arte do canto em conjunto.
Criado em 1999 vem emocionando a todos e imprimindo uma importante página na história da empresa e de sua responsabilidade social.
       Com centenas de concertos realizados é freqüentemente aclamado por seu alto nível técnico e de repertório. Dessa trajetória destacamos os concertos em Poços de Caldas, São Lourenço, Maringá, Blumenau, Santos, Serra Negra e São Paulo, entre tantos outros. Recentemente, ganhou a etapa nacional do Concurso AMERIDE de Corais, ganhando o direito de disputar com corais da America do Sul em agosto próximo em São Lourenço – MG.

O coral é acompanhado pelo pianista Marli Ferrari e a condução do grupo está a cargo do maestro Marcelo Recski desde inicio de 2011.


09/07/2012 - 20h:
*Grupo Vocal CantoMaNonPresto 
  (Direção: Marcelo Recski, Daniel Reginato, Joana Mariz e Luiz Eduardo Frin)

 
Com doze anos de atividades, o octeto vocal Canto Ma Non Presto apresenta os arranjos mais significativos em sonoridade vocal e expressividade poética e musical únicos, executados ao longo desses anos. Todos os arranjos foram feitos especialmente para o grupo. O repertório vai desde Djavan e Paulinho da Viola, até a nova geração de compositores, como Maurício Pereira, Lenine e Zeca Baleiro, além de Caetano Veloso, Chico Buarque, entre outros.
Atuando em importantes palcos e eventos em várias cidades do país, sua última apresentação foi no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro, mais precisamente no Festival BRASIL VOCAL CCBB 2012, como grupo convidado. 

*Grupo de alunos do CenaVocal2012.